9 de abril de 2013

Camaçari é um município raro. Completo em riquezas naturais, econômicas, históricas e culturais. Para viver, passear ou investir, Camaçari, destaca-se como uma das mais promissoras cidades do Brasil.

O Pólo Industrial de Camaçari

O Pólo iniciou suas operações em 1978. É o primeiro complexo petroquímico planejado do País e está localizado no município de Camaçari, a 35 quilômetros de Salvador, capital do Estado da Bahia.
Maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul, o Pólo conta com centenas de empresas químicas, petroquímicas e de outros ramos de atividade como indústria automotiva, de celulose, metalurgia do cobre, têxtil, bebidas e serviços
Com a atração de novos empreendimentos para a Bahia, o Pólo Industrial de Camaçari experimenta novo ciclo de expansão, gerando mais oportunidades de emprego e renda para o Nordeste. A produção de automóveis pela Ford, no Pólo de Camaçari, consolida a trajetória de diversificação no Complexo Industrial e amplia as pespectivas de integração do segmento petroquímico com a indústria de transformação.

Natureza
Poucos lugares reúnem tanta beleza e variedade. São mais de 42 km de praias paradisíacas. A única aldeia hippie do Brasil. São 04 áreas de preservação ambiental com reservas de Mata Atlântica, rios, corredeiras, lagos e lagoas, quedas d'água, dunas. Natureza, esporte e festa para quem quer paz ou diversão.

Turismo
O município de Camaçari vem se destacando no setor de turismo devido ao seu grande litoral de mais de 42 km, com praias paradisíacas e a excelente rede hoteleira instalada, desde pequenas pousadas a resorts internacionais. A orla do município é composta pos diversos condomínios de luxo como Interlagos, Guarajuba, Alphaville II, Genipabu, Barra do Jacuípe, Itacimirim e muitos outros.

História
A História de Camaçari remonta aos primeiros anos da colonização. Por isso conhecê-la é fundamental para se ter uma compreensão aprofundada da história da Bahia e do Brasil. Daí, a necessidade de se agregar a riqueza de informações, infelizmente ainda dispersas, transformando-as em conhecimento que irá garantir a consolidação da identidade e a melhora da auto-estima do povo camaçariense. Camaçari originou-se em 1558, numa aldeia dos índios tupinambás, formada pelos jesuítas às margens do Rio Joanes. Ela recebeu o nome de Aldeia do divino Espírito Santo e passou à categoria de Vila em 27 de setembro de 1758, denominando-se Vila Nova do Espírito Santo de Abraneste. Em 1846, foi extinto o município de Abrantes, integrando o seu território ao de Mata de São João. Dois anos depois, o município de Abrantes foi recriado administrativamente. No final do século XIX, com a malha ferroviária, Abrantes perde importância politíco-econônomica e a sede do município passa para Parafuso. O retorno da sede para Abrantes deu-se em 1892, porém, em 1925, vai para um povoado emergente chamado Villa de Camassary, com a mudança do nome para Montenegro intitulando Vila de Camassary do Município de Montenegro. Em 1938, é restituído o nome Camassary, agora ampliado para todo o município, mantendo-se os nomes das outras localidade: Vila de Abrantes, Monte Gordo, Parafuso e Dias d'avila. Em 1985, Dias D'avila com sua emancipação é elevada a categora de município.

Dados
Localização.................................Região Metropolitana
População-IBGE/07......................220.495 hb.
Área..................................................762 km2
Densidade demográfica....................289,36 hb/km2
Distância da capital..............................35 km
IDH-Pnud/2000...............................0,734
PIB-IBGE/2005........................10.340.460bi
Economia-Indústria, comércio e turismo.
Agências bancárias..............................14
Estabelecimentos de saúde...................81
Unidades de ensino superior..................03
Emissoras de rádios AM.........................01
Emissoras de rádios FM.........................02
Emissoras de TV....................................01
Cinemas...............................................02
Teatros................................................01

Localização

A cidade
Vista parcial da cidade

Viaduto de acesso pela Via Parafuso

 Centro Administrativo de Camaçari.






















Centro de abastecimento







Centro de abasrecimento


Centro, vendo-se ao fundo a construção de hum prédio.




Câmara Municipal.


Shopping Center de Camaçari.

Centro Industrial


Ford

Ford




Orla marítima
Obs: As próximas fotos da orla foram tiradas de threads de Fiatbao e Roque.








Guarajuba

Interlagos
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Você no Blog Nordestinos Paulistanos
jornalista cidadão.
Envie textos
fotos,
vídeos
Cultura,história da cidade,causos,linguajar,poesia,cordéis e muito mais.

TV Nordestinos Paulistanos

Mais Acessadas