12 de novembro de 2012

Feijoada é um dos tradicionais pratos da culinária brasileira

Famosa pelo sabor único, tempero forte e pratos de dar água na boca, a culinária brasileira é um dos principais atrativos turísticos do país.

São Paulo, no Sudeste, é a melhor cidade para quem deseja provar as diversas especialidades gastronômicas do Brasil em um só lugar. A metrópole é badalada, tem restaurantes para todos os gostos e bolsos, teatros e shows.
A cozinha nordestina é uma das mais procuradas pelos turistas. “O óleo de dendê e o coentro são os temperos mais característicos dos pratos baianos. Outra especialidade dos Estados nordestinos é a carne seca (carne temperada e curtida no sal)”, diz Zupa Silva, chef do restaurante Consulado da Bahia.

A feijoada é outra especialidade do país e muito apreciada pelos turistas. Por ser um prato à base de feijão preto e carne, a feijoada deve ser degustada no almoço e acompanhada de um copo de caipirinha – bebida com cachaça ou vodka.

Um ótimo lugar para conhecer as frutas, verduras e petiscos do país é o Mercadão, no centro de São Paulo. O local vende especiarias locais e o famoso sanduíche de mortadela – embutido italiano que ganhou a mesa dos brasileiros. Confira abaixo alguns pratos típicos de diferentes regiões.
Churrasco
Especialidade do Rio Grande do Sul, Estado no sul do Brasil, há mais de três séculos. A culinária gaúcha é feita com diferentes cortes de carne de boi assados na brasa. Arroz, pão, farofa e salada são os alimentos indicados para acompanhar o prato, que ganhou a mesa dos brasileiros.
Acarajé
O prato afro-brasileiro ganhou destaque na cozinha nordestina, especialmente na Bahia. A massa do acarajé é feita de feijão-fradinho, cebola e sal fritos em azeite de dendê. O recheio, geralmente farto, leva camarão, pimenta, vatapá (prato à base de frutos do mar, como camarão, ou peixes) e salada.
Escondidinho
Típico de Pernambuco, Estado do Nordeste, e das cidades de Minas Gerais. O escondidinho é feito com carne de sol desfiada e purê de mandioca. Para dar gosto, os chefs usam manteiga como tempero e gratinam a especialidade com queijo coalho (queijo pasteurizado, produzido por fermentação).
Moqueca de peixe
Especialidade nordestina à base de peixe, frutos do mar e temperos típicos cozidos. Cada região do país dá seu gosto especial ao prato. A moqueca tradicional da Bahia leva leite de coco e azeite de dendê (especiarias típicas do Brasil).
Fonte:band.com.br
Marianna Pedrozo, do Metro
entretenimento@eband.com.br
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Você no Blog Nordestinos Paulistanos
jornalista cidadão.
Envie textos
fotos,
vídeos
Cultura,história da cidade,causos,linguajar,poesia,cordéis e muito mais.

TV Nordestinos Paulistanos

Mais Acessadas