31 de março de 2013


Bandeira


 Brasão

"Capital do Sol e da Luz"
"Capital do Meio-Norte"
"Cidade Verde"
"Terra da Cajuína"
"Rainha do Nordeste" 

Teresina é a capital e o município mais populoso do estado brasileiro do Piauí. Localiza-se no Centro-Norte Piauiense a 366 quilômetros do litoral, sendo, por tanto, a única capital da Região Nordeste que não se localiza às margens do Oceano Atlântico. É a 19ª maior cidade do Brasil, com 814 439 habitantes, sendo a 15ª maior capital de estado no Brasil. Está conurbada com o município maranhense de Timon e, juntos, aglomeram cerca de 953 172 habitantes, e toda a Região Metropolitana da Grande Teresina aglomera mais de 1 135 920 habitantes. A única barreira natural que separa Teresina de Timon é o Rio Parnaíba, um dos maiores do Nordeste.
Teresina é a segunda capital com melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste segundo a FIRJAN, e segundo o IPEA é a terceira capital mais segura do Brasil (perdendo apenas para Natal/RN e Palmas/TO)[10]. Teresina também é a terceira cidade onde mais acontecem seqüências de descargas elétricas no mundo.Por esta razão, a região recebe a curiosa denominação de "Chapada do Corisco". É a cidade com segundo maior índice de suicídios do Brasil e possui um dos piores sistemas de atendimento à saúde mental do país.
Seu lema é a frase "Omnia in Charitate", que significa, em português, "Tudo pela caridade". A cidade é a terra natal de Torquato Neto, poeta do Tropicalismo, e Carlos Castelo Branco, colunista político do Jornal do Brasil.

Fonte:wikepedia

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Você no Blog Nordestinos Paulistanos
jornalista cidadão.
Envie textos
fotos,
vídeos
Cultura,história da cidade,causos,linguajar,poesia,cordéis e muito mais.

TV Nordestinos Paulistanos

Mais Acessadas