26 de abril de 2015

Salto da Onça

Aí que é o famoso Salto da Onça em Santo Antônio...

Reza a a lenda que ha muitos anos atrás uma onça rondava por entre estas pedras e o rio (tem um rio passando logo atrás), assustando os moradores da pacata Santo Antônio. Certo dia, um caçador tentando atirar na mesma a assustou, e a onça tentnado correr entre as altas pedras, tentou pular de uma muito distante da outra, não conseguindo e então pela queda, sendo abatida pelo caçador (homem mal)...

Desde então a cidade ficou conhecida como Santo Antônio do Salto da Onça.

Esta estátua de onça foi colocada ali há poucos meses, mas a lenda já é bem antiga!!!!!!

História da cidade Santo Antônio 

Nas redondezas da região agreste do Estado, existia uma pedra rachada ao meio, com uma fenda medindo aproximadamente, três metros. Segundo a lenda, uma onça foi ferida mortalmente em pleno salto por um caçador, surgindo assim a denominação Salto da Onça.

A organização de um povoamento na área teve início de fato em 1850, quando Ana Joaquina de Pontes, pernambucana, comprou de Florêncio da Costa Palma uma propriedade, estabelecendo-se lá com sua família.

Como fundadora do povoado Salto da Onça, Ana Joaquina de Pontes participou efetivamente do seu desenvolvimento, fortalecendo a atividade agrícola, dinamizando as atividades comerciais com a criação da feira local, construindo casas e doando patrimônio à capela de Nossa Senhora da Conceição.

Por ocasião da celebração da primeira missa, o Vigário de Goianinha, padre Manoel Ferreira Borges, mudou o nome do povoado para Santo Antônio, mas a população estabeleceu outra denominação, Santo Antônio do Salto da Onça unindo história e religiosidade.

O Decreto número 32, de 5 de julho de 1890, criou o município de Santo Antônio, que deixou de pertencer a Goianinha. Em menos de um ano, o Decreto número 102, de 31 de março de 1891, tornou sem efeito a criação do município. Em 8 de janeiro de 1892, por força do Decreto número 6, Santo Antônio voltou a ter autonomia, sendo restaurada sua merecida condição de município do Rio Grande do Norte.


Fonte: Idema-RN
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Você no Blog Nordestinos Paulistanos
jornalista cidadão.
Envie textos
fotos,
vídeos
Cultura,história da cidade,causos,linguajar,poesia,cordéis e muito mais.

TV Nordestinos Paulistanos

Mais Acessadas