31 de março de 2013

Você Sabia?
Um bravo do nordeste
 Foi considerado o primeiro longa metragem realizado em solo alagoano, foi filmado no município de União dos Palmares?
Imagem: Internet
Edson Chagas, com a câmera, diretor de "Um bravo do nordeste" 
Você sabia que o filme "Um Bravo do Nordeste", considerado o primeiro longa metragem realizado em solo alagoano, foi filmado no município de União dos Palmares? Pois é, uma pena é que nada restou dessa obra. O filme desapareceu juntamente do seu realizador, o cineasta pernambucano Edson Chagas.

Segundo o testemunho pessoal de Nice da Rocha Aires (1913 - 2003), uma de suas atrizes que fez o papel de "mocinha", em 23 de dezembro de 2001, o longa foi filmado na Fazenda Anhumas e na Fazenda Santo Antônio da Lavagem.
Dele ainda participaram Francisco da Rocha Cavalcanti (1897 - 1970), tio da depoente, que fez o papel de "vilão", e os atores Ernani Passos e Adalberto Montenegro. O diretor de fotografia foi Guilherme Gaudio e o produtor Antônio Rogato.
Uma curiosidade do filme é que nas cenas mais perigosas não foram utilizados dublês e sim os próprios atores que muitas vezes se machucaram para realizar as filmagens.
O filme foi exibido pela primeira vez, em 06 de maio de 1931, numa sessão especial no Cinema Capitólio, em Maceió. Logo em seguida, o cineasta Edson Chagas botou a única cópia do filme debaixo do braço e ganhou chão.
Uma de suas últimas aparições foi em Pilar, ainda em solo alagoano, onde também exibiu o filme.

O filme é tipo um “faroeste” e conta a história de um ladrão de gado que tenta ludibriar um rico proprietário, comprando dele o seu gado. Chegando à fazenda, o ladrão apaixona-se pela filha do coronel e pede ela em casamento. Vendido o rebanho, o fazendeiro vai ao banco depositar o dinheiro, mas o caixa recusa-se a receber em virtude de ser dinheiro falso.

O filme, que custou a soma de 30 contos de réis, foi rodado em União dos Palmares por iniciativa de Francisco da Rocha Cavalcanti. Sua estréia, em 1931, foi marcada por grande festividade no Governo de Álvaro Pares, cuja esposa era amiga pessoal da atriz Nice da Rocha Aires.
Quem foi Edson Chagas?
O cineasta Edson Chagas nasceu numa fazenda perto de Gravatá, Pernambuco, onde trabalhou com abate de porcos. Em 1918, ao se mudar para o Recife, conheceu Gentil Roiz, na época dono de uma oficina de ourivesaria, na qual trabalhou por alguns anos. Após um curso de fotografia no Rio, Edson Chagas e Gentil Roiz compraram uma velha câmera numa casa de penhores, por 600 mil réis, e decidiram filmar uma história escrita por Roiz. Edson faleceu em 1959 na cidade de Cantagalo, no Estado do Rio de Janeiro. 
Fontes de pesquisa: 
Dicionário mulheres de Alagoas ontem e hoje. Página 332. Enaura Quixabeira Rosa e Silva. 2007.
Breve cronologia do cinema - Página 49. F. Silva Nobre - 1982. Enciclopédia do cinema brasileiro - Página 116. Fernão Ramos e Luiz Felipe Miranda. 2000.
ABC das Alagoas: dicionário biobibliográfico, histórico e geográfico de Alagoas - Página 175. Francisco Reinaldo Amorim de Barros. 2005.
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Você no Blog Nordestinos Paulistanos
jornalista cidadão.
Envie textos
fotos,
vídeos
Cultura,história da cidade,causos,linguajar,poesia,cordéis e muito mais.

TV Nordestinos Paulistanos

Mais Acessadas