10 de agosto de 2012

 
A rapadura, um dos doces mais tradicionais do Nordeste, foi transformada em mousse. A receita vem do Ceará. O doce faz parte da cultura nordestina. Os engenhos resistem ao tempo e continuam produzindo a sobremesa, que é preparada a partir do caldo da cana-de-açúcar.
Não é só no Nordeste que o doce faz sucesso. A rapadura, que é vendida em tabletes é um dos itens mais consumidos pelos turistas no mercado central de Fortaleza. Da criatividade cearense veio a invenção da mousse de rapadura. A novidade foi criada pelo chef de cozinha Evandro Sousa.

Ingredientes
2 caixas de leite condensado
1 xícara de leite comum
5 gemas de ovos
2 colheres de amido de milho
500 gramas de chantily
1 tablete de rapadura de 500 gramas
1 xícara de água

Modo de preparo
Em uma panela, misture o leite condensado com o leite. Depois acrescente o amido de milho. Por último, acrescente as gemas. Antes de levar ao fogo, coloque em outra panela a água e a rapadura para preparar a calda. Leve tudo ao fogo. Mexa sem parar o creme e de vez em quando a calda de rapadura. Em 15 minutos, o creme fica pronto. Cerca de cinco minutos depois, a calda de rapadura também fica pronta. Depois que esfriar, misture tudo. Forme uma base com o creme. Depois, jogue um pouco do chantily. Faça outra camada. Deixe gelar por pelo menos três horas e sirva.
Fonte:g1.com.br
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Você no Blog Nordestinos Paulistanos
jornalista cidadão.
Envie textos
fotos,
vídeos
Cultura,história da cidade,causos,linguajar,poesia,cordéis e muito mais.

TV Nordestinos Paulistanos

Mais Acessadas