25 de setembro de 2012

Imagem extraída Google
1. Ceará é uma das 27 unidades federativas do Brasil. É o décimo segundo estado mais rico do país, cuja capital é Fortaleza.

2. Seu nome vem de "siará", que na língua tupi significa "canto da jandaia", um tipo de papagaio pequeno e grasnador.

3. É conhecido como "Terra da Luz", numa referência ao fato de o estado ter sido o primeiro da federação a abolir a escravidão, em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea.

4. Encontra-se com 92,99% de seu território dentro do polígono das secas , segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

5. O estado está no domínio da caatinga, com período chuvoso restrito a cerca de quatro meses do ano e alta biodiversidade adaptada.

6. Reconhecido nacionalmente pela beleza de seu litoral, pela religiosidade popular e pela imagem de berço de talentos humorísticos.

7. As praias mais famosas do Ceará são: a Praia de Jericoacoara, a Praia de Canoa Quebrada e a Praia de Porto das Dunas que se destacam por alcançar fama internacional.

8. O município de Santa Quitéria, na localidade de Itataia, possui uma das maiores reservas de urânio do Brasil.


9. A jangada, ainda comum ao longo da costa, é considerada um dos maiores símbolos do povo e da cultura cearenses.

10. Considerada uma das maiores feiras do Estado, a feira-livre de Messejana tem de tudo. Além de roupas variadas para homens e mulheres, também podem se encontrar calçados de diversos tipos, produtos eletrônicos, artigos para celulares, utilidades para a casa, louças, ferragens em geral, cosméticos e artigos de papelaria. Isso sem falar na parte dos alimentos, com carnes, peixes, frutas e verduras.

11. O artesanato feito em madeira e barro se destaca bastante, com produção de esculturas humanas, representando tipos da região; quadros talhados em madeira e vasos adornados.

12. Em Juazeiro do Norte mora seu Lunga, considerado em todo o Nordeste como o homem mais ignorante do mundo. Ele já virou cordel, desenho animado, monografia e até nome de banda.

13. O estado é o terceiro mais católico do País, em termos proporcionais, com 86,7% da população seguindo o catolicismo.

14. Destaca-se, na flora cearense, a carnaúba, considerada um dos símbolos do estado e também importante fonte econômica.

15. O pássaro soldadinho-do-araripe foi descoberto em 1996 na Chapada do Araripe e só é encontrado nessa região.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Você no Blog Nordestinos Paulistanos
jornalista cidadão.
Envie textos
fotos,
vídeos
Cultura,história da cidade,causos,linguajar,poesia,cordéis e muito mais.

TV Nordestinos Paulistanos

Mais Acessadas