22 de outubro de 2012

O projeto que está sendo instalado em Xique-Xique para produção de carne de cordeiro de alta qualidade deverá receber no início de 2013 os primeiros animais de elite que formarão o plantel a ser trabalhado. A informação foi passada ao site pelo empresário Décio Ribeiro, um dos sócios do projeto.

Esse empreendimento é o The Royal Sheep Farm of Xique-Xique, que está sendo trabalhado na região com o nome de “Agropecuária Tabaréu”. Desenvolvido numa propriedade de 1,5 mil hectares, à beira do Rio São Francisco, vai abrigar, inicialmente, dez mil ovinos. Produzirá animais com a genética dorper e white dorper, importada da Austrália e da África do Sul, em cruzamento com ovinos santa inês.

Os pequenos criadores da região poderão ser parceiros nesse projeto, recebendo orientações e material genético para desenvolver seus plantéis, que se juntarão à produção da empresa para abate. As primeiras informações sobre essa parceria foram passadas aos criadores de Xique-Xique numa palestra proferida em abril deste ano por Décio Ribeiro, atendendo a um convite do prefeito Reinaldinho.

Cerca de 300 pessoas assistiram à palestra, número que segundo o prefeito “mostrou que a sociedade tem o interesse de investir, de abraçar a idéia, trabalhando agregada a uma empresa âncora, somando forças para que se possa ter um rebanho à altura do planejamento ideal da empresa”.

Quatro meses depois dessa palestra, o empresário Décio Ribeiro forneceu ao site informações sobre o andamento atual do projeto:

Site:- Como está se desenvolvendo o projeto que vai culminar na produção de carne de cordeiro de alta qualidade aqui em Xique-Xique?

Décio Ribeiro:- Estamos agora na fase final da parte burocrática, ultimando a papelada no aguardo da Outorga dágua e do geo-referenciamento. O projeto já está todo delineado na parte funcional, de equipamento e instalações. Nós projetamos que depois de conseguirmos a outorga e as demais licenças, creio que mais cinco meses para começar a produzir, entre plantar o capim e estar com os animais chegando. Então acredito que para o começo do ano de 2013 já estejamos em funcionamento.

Site:- Depois daquela palestra que você deu para os pequenos produtores criadores de animais da nossa cidade animou muita gente. O que podemos dizer para essas pessoas?

Décio Ribeiro:- Nós estamos avançando dentro dos prazos, um pouco menos devido à burocracia que infelizmente existe no Brasil, mas quero dizer aos ovinocultores de Xique-Xique que dentro de pouco tempo iniciaremos o projeto pra valer. Eu queria dizer que as nossas dificuldades são a nível federal, e um exemplo disso é que para o geo-referenciamento, existem 30 mil pedidos na fila em Brasília esperando aprovação. Nós estamos com todo o projeto delineado, só esperando isso para começar a funcionar.

Site:- Que projeção vocês fazem para início da visualização dos resultados, ou seja, já dispor de animais para o abate?

Décio Ribeiro:- Pois é, nós pretendemos trazer a primeira parte dos animais de elite, a parte de animal registrado, que vamos trazer na primeira etapa, dentro de quatro ou cinco meses. E a gente acredita que em julho de 2012, já teremos animal para abate.
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Você no Blog Nordestinos Paulistanos
jornalista cidadão.
Envie textos
fotos,
vídeos
Cultura,história da cidade,causos,linguajar,poesia,cordéis e muito mais.

TV Nordestinos Paulistanos

Mais Acessadas