6 de novembro de 2012

A Panela de barro é um dos utensílios de cozinha mais antigos que existem. Praticamente todos os povos da terra em algum momento a utilizaram. Das panelas de barro, secas apenas ao calor ambiente, os povos passaram a cozê-las em fogueiras e fornos, daí surgindo a cerâmica.


O Pilão era um utensílio culinário essencial na cozinha do sertão, é normalmente feito de um tronco escavado, geralmente de uma madeira macia, e utiliza-se colocando dentro o material a moer e batendo-lhe com um pau liso, que pode ser de uma madeira mais rija e tem uma das extremidades arredondada, chamado “mão de pilão”. Existem dois tipos: o tamanho menor, usado para triturar condimentos e o maior para triturar grãos, carne de sol para paçoca, etc.


O Moinho era utilizado para moer grãos, sua extremidade ficava preso a uma bancada, para dar apoio, enquanto na parte superior em formato de funil, eram colocados os grãos (milho, café, etc). Na parte da frente era colocada uma espécie de "tela" que dependendo do tamanho da abertura, o grão moído saía em forma de pó ou uma farinha mais grossa. A manivela era girada manualmente.
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Você no Blog Nordestinos Paulistanos
jornalista cidadão.
Envie textos
fotos,
vídeos
Cultura,história da cidade,causos,linguajar,poesia,cordéis e muito mais.

TV Nordestinos Paulistanos

Mais Acessadas