6 de novembro de 2012


O Jirau é uma espécie de prateleira usada para se colocar panelas e outros utensílios da cozinha bem como nos quartos para servir de base para malas e outros objetos. É feito de galhos de madeira. Alguns tem sua base recoberta com barro, como na foto, outros somente com os galhos de madeira. Usava-se também do lado de fora da janela das cozinhas, antigamente, para lavar louças em cima. Servia também como cama, sendo forrado com uma espécie de colchão feito com tecido e palha. Deriva da palavra tupi "yu'ra".


O Pote é um jarro grande de barro, para guardar água. A base onde fica o pote, é feita de tijolos e cimento. A água fica sempre fria e agradável para beber.


O Alforje é uma espécie de bolsa grande, feita em couro e dividida em dois compartimentos. Geralmente usado nas montarias onde se levava de tudo, de objetos pessoais a dinheiro. Atualmente existe uma grande diversidade de alforjes, usado em bicicletas, motos, etc.


O Cacimbão é um poço grande e fundo, onde se junta água. Suas paredes são revestidas com tijolos e por causa da profundidade, para tirar água de lá é necessário uma corda com um balde na ponta, que vai até o fundo, suspenso por um carretel que se gira enrolando a corda e trás o balde de volta.
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Você no Blog Nordestinos Paulistanos
jornalista cidadão.
Envie textos
fotos,
vídeos
Cultura,história da cidade,causos,linguajar,poesia,cordéis e muito mais.

TV Nordestinos Paulistanos

Mais Acessadas