3 de dezembro de 2012


Alcântara é um município do estado brasileiro do Maranhão.Integra a Região Metropolitana de São Luis. Sua população estimada em 2004 era de 22.165 habitantes. Possui uma área de 1495,6 km².

A zona do atual município era habitada por índios tupinambás, numa aldeia chamada Tapuitapera. Os franceses estabeleceram-se aqui no início do século XVII sendo expulsos pelos portugueses. A povoação foi elevada a vila de Santo António de Alcântara em 1648 e foi durante o período colonial um importante centro agrícola e comercial. No século XIX a cidade entra num período de decadência.
Perto de Alcântara, há um centro espacial do qual são lançados os veículos lançadores de satélites no âmbito da Missão espacial completa brasileira. É o CLA - Centro de Lançamento de Alcântara. Na América Latina o CLA é o único concorrente do Centro Espacial de Kourou situada na Guiana Francesa, mas ao contrário deste, o centro espacial brasileiro não opera lançamentos constantes em razão de atrasos logísticos e tecnológicos.

Fica também perto desta cidade a ilha do Cajual, um importante sítio arqueológico do Maranhão. A presença de fósseis de espécies que também viveram na África pode comprovar que a África e a América do Sul já foram um só continente. A cidade também é muito conhecida pelos seus doces de espécie. A festa do Divino Espírito Santo ("festa do Divino") é bastante difundida no estado, já que são aproximadamente 15 dias de festa durante a qual são servidos de graça "licores" e doces.
Para uma viagem rápida ao Maranhão, um bom roteiro é o da capital São Luís e a vizinha Alcântara. A primeira traz o charme dos casarões antigos, bons hotéis e culinária local, além de toda a história do Estado. Já Alcântara oferece o contato com uma natureza maranhense diferente das areias dos Lençóis. A uma hora de barco da capital, a cidade se beneficia da ampla área de manguezal e igarapés, de onde tira parte do seu sustento e atrai os turistas. Vale a pena passar pelo menos um dia na cidade e conhecer também tanto as belezas das praias desertas como as comunidades quilombolas do interior.
Igreja Nossa Senhora das Mercês.
Antigo campanário da igreja de Nossa Senhora do Desterro
Ruínas da construção da igreja Matriz de São Matias.
Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
Interior da igreja de Nossa Senhora do Carmo.
Prefeitura e Câmara Municipal de Alcântara Maranhão, Brasil
.
Praça da Matriz e ruínas da igreja de São Matias.
Bucólicas ruas de Alcântara.
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Você no Blog Nordestinos Paulistanos
jornalista cidadão.
Envie textos
fotos,
vídeos
Cultura,história da cidade,causos,linguajar,poesia,cordéis e muito mais.

TV Nordestinos Paulistanos

Mais Acessadas