22 de maio de 2014

O município de Arapiraca é conhecido por possuir uma área contínua mais extensa de plantação de tabaco do mundo e está localizada na Região Central do Agreste Alagoano, fazendo divisa a norte com o município de Igaci, ao sul com o de São Sebastião, a leste com Coité do Nóia, Limoeiro de Anadia e Junqueiro, e por oeste com Craíbas, Lagoa da Canoa e Feira Grande. É um dos municípios mais importantes do Estado de Alagoas e sua capital, do mesmo nome, é conhecida como a Capital Brasileira do Fumo. Sua principal fonte de renda foi ao longo da sua história a agricultura, especialmente o cultivo do tabaco, algodão e milho. Hoje em dia o turismo de eventos é outra das suas principais fontes, lugar onde realizam-se durante o ano numerosos congressos, feiras e seminários.

Tabaco 

HISTORIA ARAPIRACA

No começo o território onde está o município de Arapiraca foi habitado pelos conhecidos índios Caetés, tribo canibal que habitou todo o nordeste do Brasil. Encontraram um lugar ideal para se instalarem, onde suas ricas terras eram especialmente indicadas para a agricultura.

Anos mais tarde as terras do município de Arapiraca foram colonizadas pelos portugueses. Seus solos férteis foram explorados por Manoel André Correia dos Santos a meados do século XIX, ao encontrar um bom lugar onde viver cujas terras eram fundamentalmente ricas para a agricultura, principal motor da sua economia desde suas origens.

No ano de 1855, depois da morte de sua esposa, Monoel André Correia, fundador do povoado, mandou construir sobre o túmulo da sua mulher a Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho, padroeira de Araparica. A partir deste momento o povoado começou a desenvolver-se.

A finais do século XIX, no ano de 1892 foi elevada à categoria de distrito e no ano de 1924 a de cidade. No ano de 1932 fundou-se o atual município e a cidade passou a ser a capital da comarca, desvinculando-se do município de Limoeiro de Anadia ao que pertencia ao longo de sua história. O produto básico de sua economia foi o tabaco, Arapiraca tem o título de Capital Brasileira do Fumo.

Atualmente o município de Arapiraca é conhecido mundialmente pelo cultivo de tabaco e por ser sede de numerosos eventos, congressos, feiras e seminários, que realizam-se ao longo de todo o ano. Uma das feiras mais importantes, que atraem a numerosos visitantes à cidade, é a Feira de Negócios de Arapiraca, FENAR, realizada todos os anos no mês de Dezembro.

PASSEIO TURÍSTICO ARAPIRACA

Prédio da Secretaria de Finanças do Município - Arapiraca - O Prédio da Secretaria de Finanças do município foi construído no ano de 1946 para albergar a Administração Municipal. Está localizado na Praça da Prefeitura.

Casa da Cultura - Arapiraca - A Casa da Cultura de Arapiraca é o principal centro cultural que existe na cidade. Está localizado na Praça da Prefeitura e no seu interior realizam-se diferentes atos culturais durante o ano. Algumas das suas dependências são sede do Museu do Fumo.

Museu do Fumo - Arapiraca - O Museu do Fumo está no interior da Casa da Cultura da cidade, Praça da Prefeitura. Nas suas salas, numerosos objetos e coleções relacionadas com o tabaco são expostos, ao ser um dos principais motores da economia no decorrer de toda a sua história.


Igreja do Santíssimo Sacramento - Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho - Arapiraca - A Igreja do Santíssimo Sacramento, conhecida também como Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho, foi construída no século XIX, sobre o túmulo de Dona Maria Isabel Silva Valente, mulher do fundador da cidade, Manoel André Correia. No seu interior está a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho, padroeira da cidade.

Igreja de São Sebastião - Arapiraca - A Igreja de São Sebastião foi construída a princípios do século XX, graças as doações realizadas pelos comerciantes como pagamento de uma promessa.

Grupo Escolar Adriano Jorge - Arapiraca - O grupo escolar Adriano Jorge está instalado em um edifício construído no ano de 1939 e foi utilizado para alojar a primeira escola da cidade.
Fonte:http://www.a-brasil.com
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Você no Blog Nordestinos Paulistanos
jornalista cidadão.
Envie textos
fotos,
vídeos
Cultura,história da cidade,causos,linguajar,poesia,cordéis e muito mais.

TV Nordestinos Paulistanos

Mais Acessadas