28 de março de 2013

Até 30 de Março 
Milhares de expectadores se emocionam com a Paixão
Desde a estreia na última sexta-feira, dia 22, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém vem emocionando milhares de pessoas vindas de todas as partes do Brasil. O espetáculo, realizado na monumental cidade-teatro localizada no município do Brejo da Madre de Deus, a 180 km do Recife, atrai adultos, jovens e crianças para assistir cenas emocionantes e de rara beleza, comparadas às superproduções cinematográficas.

A encenação conta a história dos últimos dias de Jesus começando pelo "Sermão da Montanha" e encerrando com a sua morte, ressurreição e ascensão aos céus. A peça, que se desenrola em nove palcos-plateias que são réplicas de palácios, templos e lugarejos da Jerusalém de 2 mil anos atrás, tem a participação de mais de 500 atores e figurantes. Nos papeis principais, a Paixão de Cristo, este ano, traz como artistas convidados os atores globais Marcos Pasquim, interpretando o rei Herodes; Carol Castro, no papel de Madalena e Carlos Casagrande como Pilatos. Eles vão contracenar com os já consagrados atores pernambucanos José Barbosa, que interpreta Jesus, e Luciana Lyra, que será Maria. A direção artística é de Carlos Reis e Lúcio Lombardi.
História
 O espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, na verdade, teve sua origem nas encenações do Drama do Calvário, realizadas nas ruas da vila de Fazenda Nova, Pernambuco, no período de 1951 a 1962, graças à iniciativa do patriarca da família Mendonça, o comerciante e líder político local Epaminondas Mendonça. Depois de ter lido em uma revista de variedades como os habitantes da cidade de Oberammergau, na Baviera alemã, encenavam a Paixão de Cristo, Mendonça teve a idéia de realizar um evento semelhante durante a Semana Santa a fim de atrair turistas e, assim, movimentar o comércio do lugar. Os primeiros espetáculos da pequena vila contavam com a participação apenas de familiares e amigos dos Mendonça. Com o passar dos anos, as encenações começaram a atrair atores e técnicos de teatro do Recife e a Paixão começou a ganhar fama e notoriedade em todo o estado. Fazenda Nova, vila do município do Brejo da Madre de Deus, onde aconteceram essas primeiras encenações, fica bem próxima ao local onde hoje se situa a cidade teatro de Nova Jerusalém.

A idéia de construir um teatro que fosse como que uma pequena réplica da cidade de Jerusalém para que nela ocorressem as encenações da Paixão foi de Plínio Pacheco que chegou a Fazenda Nova em 1956. Mas o plano só veio a se concretizar em 1968, quando foi realizado o primeiro espetáculo na cidade teatro de Nova Jerusalém. Desde então, já são 45 anos de apresentações ininterruptas dentro das muralhas, atraindo espectadores de todo o Brasil e do mundo. O maior teatro ao ar livre do mundo é uma cidade teatro com 100 mil metros quadrados, o que equivale a um terço da área murada da Jerusalém original, onde Jesus viveu seus últimos dias. É cercada por uma muralha de pedras de quatro metros de altura e com 70 torres de sete metros cada uma. No seu interior, nove palcos-platéias reproduzem cenários naturais, arruados e palácios além do Templo de Jerusalém, constituindo obras monumentais, concebidas por vários arquitetos e cenógrafos nordestinos e pelo gênio do seu fundador Plínio Pacheco.

Brejo da Madre de Deus
Sob o lindo céu do agreste pernambucano segue uma estrada contínua de vegetação e inúmeras serras. Casarões e casinhas de taipa e barro vão se confundindo com a paisagem. Assim é o caminho ao centro de Brejo da Madre de Deus. Localizada a 202 km do Recife, duas origens distintas explicam a escolha do nome. “Brejo” em virtude de um acidente geográfico, pois está situado em meio a um vale formado pelas serras da Prata, Estrago e Ponto. E “Madre de Deus” devido ao nome dado ao hospício fundado pelos padres da Congregação de São Felipe Nery, às margens do riacho Madre de Deus.

Com uma área de 762 km² de história, beleza e cultura, a cidade encanta cada vez mais turistas do Brasil e do mundo. E em se tratando de turismo destacam-se como grandes atividades econômicas a confecção, o comércio e os serviços associados aos centros urbanos, além da pecuária e da agricultura. O clima semi-árido, com temperatura média em torno de 25ºC, favorece o cultivo de hortaliças e frutas. Porém a maior admiração dos visitantes está no artesanato local.

Mas quem vai a Brejo também encontra religiosidade. Conhecida como maior atrativo de Fazenda Nova, a cidade-teatro de Nova Jerusalém impressiona pela arquitetura. A construção é uma réplica da Judéia sagrada, com lagos artificiais, nove palcos, uma muralha de 3.500 m e 70 torres. Há mais de quatro décadas, durante a Semana Santa, é realizado o espetáculo da Paixão de Cristo. O sentimento religioso se estende as Igrejas, Capela, Catedrais e festas como a de São José, padroeiro da cidade e os festejos de Sant’ana.

A formação rochosa, o chão árido e o clima frio fizeram de Brejo da Madre de Deus o cenário ideal para a realização de diversos filmes. Com destaque para: A vingança dos 12; Terra sem Deus; A Noite do espantalho; a primeira versão de A Compadecida e Riacho do sangue. Todos realizados com a produção executiva da Sociedade Teatral de Fazenda Nova (STFN). Além de servir como paisagem para a gravação do vídeo-clipe da famosa música Leão do Norte do cantor e compositor pernambucano Lenine.

As matas nativas e o relevo acidentado fazem do município um ambiente propício à prática do turismo ecológico. Dentre as belezas naturais encontram-se: a Pedra do Cachorro, as serras da Prata, Estrago e Ponto, a Mata do Bituri e o Sítio Arqueológico do Estrago. Porém um lugar imperdível de se conhecer é o Parque das Esculturas Monumentais Nilo Coelho, com gigantescas figuras em granito, esculpidas por artesões locais. A cidade possui ainda um importante patrimônio arquitetônico com casarios e edificações seculares, todos muito bem conservados. Destacam-se também o Museu Histórico e Arqueológico e antiga Casa da Câmara e Cadeia, planejada pelo arquiteto francês Louis Léger Vauthier.
Saiba mais no site 
Pesquisas realizadas
Site Paixão de Cristo 
www.http://www.novajerusalem2013.com.br/index.php
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Você no Blog Nordestinos Paulistanos
jornalista cidadão.
Envie textos
fotos,
vídeos
Cultura,história da cidade,causos,linguajar,poesia,cordéis e muito mais.

TV Nordestinos Paulistanos

Mais Acessadas