7 de agosto de 2013

Rubacão é uma espécie de baião-de-dois ao qual se adiciona feijão-de-corda (feijão-verde), feijão branco ou mulatinho.

Os outros ingredientes que podem compor o preparado, e que também variam de acordo com a cidade ou tradição local, são em geral o charque, carne-de-sol, toucinho, queijo-de-coalho, arroz-da-terra, manteiga de garrafa, queijo-de-manteiga, nata fresca, creme de leite, tomate, pimentão verde, coentro, pimenta-do-reino e cominho.

O rubacão também é conhecido como arribação, arribaçã, ou arrubacão, quando a carne bovina ou suína é trocada pela carne deste pássaro - arribação, conhecido também como avoante - (Zenaida auriculata), de pequeno porte, mas que agora está em extinção, sendo a sua caça proibida pelo IBAMA.

Possivelmente, a origem do nome rubacão, derivaria originalmente, dessa forma de preparar o prato com a carne da pequena avoante.

Prato típico nos estados da Paraíba e do Ceará

Receita 

Ingredientes:

500gr de feijão verde
1 xicara de arroz cru
500gr de carne de charque ou de sol picada e dessalgada
2 tomates picados
1 cebola picada
1 pimentão picado
½ molho de coentro picado
3 colheres de sopa de nata fresca ou requeijão
1 caixa de creme de leite
6 colheres de sopa de manteiga

Modo de Preparar:
Cozinhe o feijão verde e arroz juntos na água e sal com um pouco de manteiga, cebola picada . Depois de cozido, misture o leite, juntamente com os vegetais picados.

Continue com a panela no fogo para que o leite torne o rubacão cremoso. Aqueça bem a manteiga numa frigideira e coloque a carne para fritar. Acrescente a carne na panela do rubacão e, logo em seguida, coloque a nata fresca ou requeijão e o creme de leite. Misture tudo muito bem e certifique-se de que o rubacão esteja bem cremoso. Por último, coloque o queijo picado e o coentro e sirva.

Esse delicioso prato ,você encontra no Restaurante Na Cozinha do Chef Carlos Ribeiro
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Você no Blog Nordestinos Paulistanos
jornalista cidadão.
Envie textos
fotos,
vídeos
Cultura,história da cidade,causos,linguajar,poesia,cordéis e muito mais.

TV Nordestinos Paulistanos

Mais Acessadas