6 de fevereiro de 2017

A cajuína está para o Piauí assim como o champanhe para a França.
A cajuína é uma bebida, sem álcool, clarificada e esterilizada, preparada a partir do suco de caju. Apresenta uma cor amarelo-âmbar resultante da caramelização dos açúcares naturais do suco. Preparada de maneira artesanal, é uma bebida típica do Nordeste do Brasil, especificamente no Piauí. A Cajuína é símbolo da cultura popular do Estado.

O Caju, a matéria-prima da produção da cajuína. O nome caju vem do tupi acaiu que significa "noz que se produz". A cajuína é feita a partir da "água do caju", ou numa linguagem mais técnica, do suco de caju clarificado. Do caju aproveita-se praticamente tudo: a amêndoa consome-se ao natural ou torrada; o pedúnculo tem uma polpa da qual se produzem doces, sucos, licores, sorvetes e vinhos, além da "carne do caju", que quando retirada a acidez, é matéria-prima para muitos pratos da culinária regional.
Cajuína, patrimônio cultural do Piauí
Cajuína, patrimônio cultural do povo do Piauí. Tornar a cajuína um produto cultural típico do Piauí é um resgate da História. Para o consultor do Sebrae Nacional, Roberto Castelo Branco, o trabalho de identificação geográfica da cajuína exige todo um embasamento histórico do caju e dessa bebida feita a partir do pedúnculo da fruta.
Dentro dessa iniciativa de valorizar a cajuína e de reconhecê-la como um produto típico do Estado, os empreendedores do setor de cajucultura e os associados da Cajuespi fizeram uma solicitação junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan, para que a cajuína seja considerada patrimônio cultural piauiense e, conseqüentemente, patrimônio cultural brasileiro, com o objetivo de preservar sua identidade local, como também estimular o surgimento de políticas destinadas à qualidade do produto.
O trabalho posterior à identificação geográfica envolve a dinamização da comercialização da cajuína dentro e fora do mercado nacional.

Reações:

Um comentário:

  1. Gostaria de apresentar, a título de enriquecimento de informação e precisão histórica, um pequeno texto publicado em um dos meus blogs, que trata do assunto:

    http://adautogouveiamottajunior.blogspot.com.br/2011/10/cajuina.html

    E aproveitar para parabenizar o belo blog, tão importante na disseminação de uma das mais importantes culturas do Brasil.

    ResponderExcluir

Você no Blog Nordestinos Paulistanos
jornalista cidadão.
Envie textos
fotos,
vídeos
Cultura,história da cidade,causos,linguajar,poesia,cordéis e muito mais.

TV Nordestinos Paulistanos

Mais Acessadas