7 de novembro de 2013

A jovem cidade Nordestina 
Nordestina é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2012 era de 12.458 habitantes.

Em local por denominado Fazenda Cajueiro, mais tarde Cajueiro, que alcançou rápido desenvolvimento, se formou o município hoje denominado Nordestina. Município criado com território desmembrado de Queimadas, por força de Lei Estadual de 9 de maio de 1985. A sede foi elevada a cidade quando da criação do município.

Distância 259 km de Salvador.

O acesso, a partir de Salvador, é efetuado pelas rodovias pavimentadas BR-324, BR-116, BA- 120 num percurso total de 340 km.

HISTÓRIA DA CIDADE
Em 1937, dois desbravadores, Tertuliano de Souza Pereira e Gregório Batista, resolveram construir duas casas numa fazenda comum para aventurar-se na produção da fibra do caruá e da casca de angico. A Fazenda Cajueiro localizava-se no Município de Queimadas que vivia sob tensão e, pavor, pois havia há pouco tempo sido visitado por Lampião e seus cabras. Os colonizadores, entretanto, desafiaram o perigo e as dificuldades da seca e ali se fixaram para lutar pelo desenvolvimento da região.

Para melhorar a comercialização de sues produtos, construíram um armazém e casas comerciais e formou-se então um Povoado que foi denominado Bloco. Já em 1955 foi elevado à categoria de Vila, com o nome definitivo de Cajueiro. Mais que os pioneiros, outros homens também foram conquistados pelo sertão. Foi assim que a vizinha Monte Santo recebeu de Salvador, no início do século, o professor Luis de Castro Ribeiro Amambahy, que se casou na região. Com a família Amambahy já expandida, alcançando todo o território de Nordestina, surge o vereador Nélio Amambahy que, já em 1962 pretendia conseguir a emancipação política de Nordestina. Não obteve êxito, porém. A luta do povo continuou e, ao mesmo tempo, a localidade progredia. No dia 9 de maio de 1985, o então governador João Durval Carneiro assinava a Lei n0 4.449 criando oficialmente o Município de Nordestina. O Atual nome do município, deriva da sua localização na região Nordeste do Estado da Bahia. Pertence a 12a região administrativa de Serrinha/BA.
Turismo 
Barragem do Rio Itapicuru
O principal ponto turístico é a barragem sobre o Rio Itapicuru, denominada Poço das Colheres, localizado a 17 quilômetros da sede do município. É um local muito procurado sobretudo nos finais de semana e em feriados.

Fonte de pesquisa:Site prefeitura de Nordestina www.ferias.tur.b
Reações:

Um comentário:

  1. PARABENS PELA PUBLICAÇAO; NAO CONHECIA ESTA CIDADE NA MINHA QUERIDA BAHIA.

    ResponderExcluir

Você no Blog Nordestinos Paulistanos
jornalista cidadão.
Envie textos
fotos,
vídeos
Cultura,história da cidade,causos,linguajar,poesia,cordéis e muito mais.

TV Nordestinos Paulistanos

Mais Acessadas