27 de agosto de 2014

Data: 26/08/2014

Autor: Mariana Gandolfi - MTB 53.743
Fonte: Centro de Tradições Nordestinas de Piracicaba - CTN


Piracicaba, 26 de agosto de 2014 – O 4º Encontro Nordestino de Piracicaba acontecerá no início de setembro, do dia 1º ao dia 7, com uma programação cultural intensa e muita comida típica. Realizado pelo Centro de Tradições Nordestinas (CTN) e parceiros, e com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Turismo, a festa tem como objetivo integrar os nordestinos da cidade e trazer para Piracicaba um pouquinho do Nordeste.

O evento terá início nos dias 01 e 02 de setembro, das 10h às 18h, com uma exposição da Cultura Nordestina na Praça do Terminal Central, com a exposição “Isso é Nordeste”, um Varal de Cordel e apresentações artísticas. No dia 03, às 19h30, serão realizadas duas peças teatrais no Teatro São José, ambas com entrada gratuita, a comédia “Lampião e Maria bonita no Reino Divino”, encenada pelo Grupo de Teatro Pirando em Cena, e a comédia “Bagaceira no Velório”, da Cia Teatral CTNA.

No dia 04, serão realizadas duas palestras no Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba. A primeira palestra terá início às 19h, com o tema “Nordestinos Paulistanos Vencendo Preconceito”, por Leanderson Amorim, do blog Nordestinos Paulistanos. Às 20h, Marino Prudente, da Cia em Foco, falará sobre o tema “Podia ser Você”.

A programação festiva começa no dia 05 (sexta-feira) e vai até domingo, no entorno do Casarão do Turismo. Haverá muita música nos três dias de festa e diversas apresentações culturais como Bloco da Ema, Porto Maracatu, Carimbó, Dança do Bumba meu Boi, Capoeira, QuadriPira, Axé, apresentação de Reinaldo Pousa (fundador do CTN) e Fabíola Moraes (presidente do CTN).

Os visitantes poderão experimentar comidas típicas do nordeste, como a famosa buchada de bode, caldo de mocotó, tapioca, acarajé, sarapatel, vatapá, galinha caipira, arroz com pequi, baião de dois, carne seca, mungunzá, macaxeira, bolinho picante, espeto de camarão, bobó de camarão, casquinha de siri e cachaça aromatizada. Além dos tradicionais espetinhos, pastel, cachorro-quente, cuscuz, milho verde, crepe, churros, doces, bebidas e muito mais.

De acordo com Fabíola Moraes, presidente do CTN, durante o evento haverá uma barraca para aqueles que quiserem se cadastrar para receber informações sobre todas as ações do Centro de Tradições Nordestinas e também para aqueles que querem ficar sócio. “Há muitos benefícios para os sócios, que pagam R$ 10 por mês e podem fazer cursos de capacitação, e utilizar convênio médico e odontológico”. Atualmente o CTN possui aproximadamente 3.000 pessoas cadastradas entre nordestinos e simpatizantes.

Para a secretária de Turismo, Rose Massarutto, o evento é importante para manter a cultura nordestina na cidade e ao mesmo tempo compor os eventos turísticos apreciados pelo público que visita a Rua do Porto de Piracicaba, nosso cartão-postal. “Trazer cada vez mais eventos de qualidade para os nossos visitantes e turistas na Rua do Porto é nosso objetivo, e neste evento será possível apreciar um pedacinho do nordeste aqui na cidade".

Programação do 4º Encontro Nordestino de Piracicaba
Exposição da Cultura Nordestina na Praça Terminal Central 
Dias 01 e 02 de setembro - das 10h às 18h 
- Exposição Isso é Nordeste; 
- Varal de Cordel; 
- Apresentações Artísticas. 
Local: Praça do Terminal Central de Ônibus (TCI)

Peça teatral 
Dia 03/09/14 (quarta- feira) 
Horario:19h30 
Peça teatrais: Grupo de Teatro Pirando em cena apresentando a comédia ”Lampião e Maria bonita no Reino Divino” e a Cia Teatral CTNA com a comédia “Bagaceira no Velório” 
Local: Teatro São José.

Palestras 
Palestras: Nordestinos Paulistano vencendo preconceito 
Dia: 04/09/14 (Quinta-Feira) 
Horário: 19h00 
Local: Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba 

Palestra: Podia Ser Você 
Data: 04/09/14 (Quinta-Feira) 
Horário: às 20h00 
Local: Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba 
Palestrante: Marino Prudente (Cia em Foco)

Apresentações Culturais 
Apresentação de bandas de forró da região, Bloco da Ema, Porto Maracatu, Carimbó, dança do Bumba meu Boi, Capoeira, QuadriPira, Axé, apresentação de Reinaldo Pousa (fundador do CTN), Fabíola Moraes (presidente do CTN) e área de recreação infantil.

Evento Festivo:

4º Encontro Nordestino de Piracicaba 
Datas e horários: 
Dia 05 de setembro, sexta-feira, das 18h às 24h 
- Atração especial: às 21h, Robério e seus teclados 
Dia 06 de setembro, sábado, das 10h às 24h 
- Atração especial: às 21h, Pirigueteiros do Forró; às 22h, Banda New Djavú 
Dia 07 de setembro, domingo, das 10h às 22h

Outras atrações do evento: Forró Colado na Maça; Laércio do Acordeon; Alisson e Alex; Lucas Cristian; Moleque Boys; Forró Malandragem; Luiz Cássio e Devayr; No Compasso do Forró; Os Morenos de Piracicaba; Proibido Cochilar; Garoto da Pisada; Anderson dos Teclados; Swing Bom; Elaine Teotônio e Banda Feito para Dançar.

Entrada Franca
Local: no entorno do Casarão do Turismo, na Rua do Porto – Av. Alidor Pecorari, s/n
Mais informações: Fabíola Moraes - Presidente do Centro de Tradições Nordestinas - Telefones: 3035-2565/ 2534-1169 / 97405-2454

Crédito da primeira foto: Gerson Thomazini - Pira Info
Crédito das demais fotos: Divulgação da Secretaria de Turismo de Piracicaba
Saiba mais aqui  www.piracicaba.sp.gov.br

Fonte:Site da prefeitura de Piracicaba - São Paulo 
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Você no Blog Nordestinos Paulistanos
jornalista cidadão.
Envie textos
fotos,
vídeos
Cultura,história da cidade,causos,linguajar,poesia,cordéis e muito mais.

TV Nordestinos Paulistanos

Mais Acessadas