7 de outubro de 2014

Distante a 145Km de Recife e conhecida como a "Terra do Chocalho e da Mazurca" de clima agradável e povo acolhedor, ainda preserva suas tradições e a cultura Nordestina se faz presente no dia a dia do povo agrestinense.  
Em seu roteiro turístico "Desbravando Agrestina" você vai poder conhecer a  Vila de Santa Tereza famosa por confeccionar o simbolo maior do lugar que são os chocalhos uma especie de sino usados para localizar os animais no campo e como peças decorativas. Todo o trabalho é feito de forma artesanal pelos moradores da vila que usam matéria prima reciclada onde de forma consciente ajudam ao meio ambiente, as peças são vendidas pra toda região Nordeste e até para outros países.
A Mazurca de Agrestina grupo de dança que foi criado por Dona Amara considerada a "Rainha da Mazurca" e que morreu aos 107 anos dedicando sua vida a essa cultura. Hoje o grupo é comandado por Valdir da Mazurca como é conhecido e viaja o Nordeste se apresentando dando continuidade a essa tradição. Além de dançar o grupo também compõe e faz versos de improviso durante as apresentações.
Monumento Caldeirão edificado na década de 1960 em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes, localizado no Sítio Água Branca distante a 13KM da cidade é simbolo de religiosidade e fé.
Vila Pé de Serra dos Mendes Localizada a 12 KM da cidade, uma comunidade de remanescentes quilombolas que resguarda em sua arquitetura belíssima retraços da época colonial interligando a História Nacional e Local.
A Ponte do Capivara é um monumento exuberante em plena zona rural de Agrestina, segundo alguns historiadores foi construído durante Segunda Guerra Mundial, belo cartão postal que não poder ficar de fora no roteiro de visitas a região.



Reações:

2 comentários:

  1. Visitem Agrestina, Lagoa dos Gatos e Panelas e conheçam a genuína cultura do Nordeste brasileiro.

    ResponderExcluir

Você no Blog Nordestinos Paulistanos
jornalista cidadão.
Envie textos
fotos,
vídeos
Cultura,história da cidade,causos,linguajar,poesia,cordéis e muito mais.

TV Nordestinos Paulistanos

Mais Acessadas