20 de março de 2015

 Historia do Rubacão - por Ana Rita Dantas Suassuna.
Foto Divulgação  
Rubacão é um prato popular da antiga cozinha do interior do Nordeste cujo preparo e nomenclatura passam por variações de Estado para Estado.

O preparo inicial, adotado pelo Ceará, limitava-se ao uso do feijão de corda (verde ou seco) cozinhado junto com arroz e temperado com coentro e cebolinha. Ficou conhecido nacionalmente nos anos 1940 com o nome "baião de dois", através de composição musical de Luiz Gonzaga, intitulada Baião de Dois.
Modificações posteriores acrescentaram ao preparo pedaços de queijo de coalho ou de carnes de sol ou de charque ou mesmo, simultaneamente, queijo e carne, além de manteiga de garrafa e outros temperos.

Na Paraíba, esse mesmo preparo, acrescido de nata, como diferencial, tornou o prato conhecido como "rubacão", nomenclatura de maior uso nas regiões do Brejo e Litoral.

No interior de outros Estados nordestinos o "rubacão" era uma mistura de feijão seco com mugunzá (canjica em outros locais) e mocotó (boi, porco, carneiro, bode) ou couro de toucinho, temperado com cebola, alho, pimenta do reino cozinhados juntos, com água o suficiente para servir o caldo como aperitivo.

O "rubacão paraibano" é, portanto, uma das forma de preparo do "baião de dois" e assim dicionarizado.
De marcante sabor e fácil elaboração é um prato entre os muitos que saíram do Nordeste para se destacar Brasil afora. 

Rubacão Paraibano:
-500g de carne de sol
-300g de queijo de coalho
- 500g de feijão verde ou fradinho
-3 copos americanos de arroz branco
-100g de nata ou requeijão cremoso 1 copo
- 30g de manteiga da terra (manteiga de garrafa)
-1 cebola picada
- 04 dentes de alho amassados
- sal e pimenta do reino a gosto
- uma colher de sopa de colorau
-1 litro de leite
- coentro a gosto
-oléo

Modo de Fazer:
Desalgue a carne trocando a agua duas vezes .
Cozinhar o feijão verde ou feijão fradinho, só com água e uma colher de chá pitada de sal e pimenta do reino também a gosto escorrer e esfriar reserve.O mesmo fazer com o arroz em outra panela faz o mesmo deixa esfriar e reserva,

Coloca em uma frigideira a carne de sol ( ou carne seca)cortada em cubinhos para fritar junto com a cebola, alho,colorau, frite tudo junto com óleo. Em seguida mistura o queijo coalho cortado em cubinhos,com os demais ingredientes, arroz e o feijão.

Não pare de mexer, coloca a nata o leite,o requeijão até ficar tudo bem misturado e cremoso e por último o coentro. O ponto certo do Rubacão é quando todos os ingredientes ficarem bem molhadinho. Decore com cubinhos de queijo coalho e pedaços de carne de sol

Deve ser servido bem quente!
  
      Quer saber onde encontrar o Rubacão em São Paulo?
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Você no Blog Nordestinos Paulistanos
jornalista cidadão.
Envie textos
fotos,
vídeos
Cultura,história da cidade,causos,linguajar,poesia,cordéis e muito mais.

TV Nordestinos Paulistanos

Mais Acessadas