28 de outubro de 2015

A Arte Do Improviso Nordestino
Depois do Rio Grande do Norte e Ceará, dupla de repentistas chega à São Paulo para três apresentações
A dupla Chico de Assis e João Santana traz à São Paulo a arte musical do repente em três apresentações gratuitas. O projeto Cantoria, que já passou pelo Rio Grande do Norte e Ceará, poderá ser conferido em outubro nos bairros da Cidade Tiradentes (28/10) e Santo Amaro (29/10), em São Paulo, além da cidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, no sábado, dia 31, sempre às 19h. 

Em suas apresentações, os poetas cantam repentes ao som das violas sobre variados temas de interesse público, - históricos e atuais -, usando diversas modalidades do repente (sextilhas, voa sabiá, martelo agalopado, coqueiro da Bahia, quadrão perguntado, galope à beira-mar e outras). Também há espaço para declamar poemas, fazer desafios de repentes e, sobretudo, atender de forma descontraída às solicitações da plateia.

As apresentações fazem parte da turnê do projeto Cantoria, contemplado em 2014 pelo edital de circulação nacional do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, de onde a dupla vem.

Repente

A Arte do Trovadorismo chegou ao Brasil através dos portugueses. Aperfeiçoada, ganhou característica brasileira e atingiu seu apogeu no nordeste brasileiro, onde nasceu o repente, ou cantoria. As violas receberam influência rítmica africana dando origem ao baião-de-viola e às melodias entoadas pelos repentistas, que se caracterizaram pela influência moura também presente no aboio dos vaqueiros do Nordeste. Chico de Assis e João Santana bebem na fonte da poesia sertaneja e recriam o Repente em linguagem moderna e irreverente.

Serviço

Quarta-feira, 28 de outubro, às 19 horas, Cidade Tiradentes
Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, avenida Inácio Monteiro, nº 6900.

Quinta-feira, 29 de outubro, às 19 horas, Santo Amaro
Biblioteca Belmonte, rua Paulo Eiró, 525.

Sábado, 31 de outubro, às 19 horas, São Bernardo do Campo
Associação de Movimentos Integrados de Reivindicações Populares do Jardim Represa, rua Ponta Grossa, 1.

Liora Mindrisz
jornalista
MTb 57.301
55 11 9244-6146
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Você no Blog Nordestinos Paulistanos
jornalista cidadão.
Envie textos
fotos,
vídeos
Cultura,história da cidade,causos,linguajar,poesia,cordéis e muito mais.

TV Nordestinos Paulistanos

Mais Acessadas