12 de julho de 2017


1-LOCAL DE DESCOBRIMENTO DO BRASIL – O primeiro lugar onde os futuros colonizadores portugueses aportaram foi na atual região de Porto Seguro, na Bahia.

2-PRIMEIRA CAPITAL DO BRASIL – Salvador foi a primeira capital do país, posto que manteve até 1 763, quando o Rio de Janeiro passou a ser a capital.

3-MAIOR PARQUE TECNOLÓGICO BRASILEIRO – Recife é atualmente o maior polo tecnológico do Brasil. Localizado no centro histórico da cidade, o parque tecnológico Porto Digital reúne empresas como IBM, Microsoft, HP, Samsung e Fiat-Chrysler. Abriga também mais de 240 startups do setor tecnológico.

4-RITMOS REGIONAIS HIPNOTIZANTES – O Nordeste é o berço do forró, do frevo, do maracatu, do axé, do xaxado, do samba de roda e do mangue beat. O frevo é um dos principais ritmos da cidade do Recife, sendo bastante tocado durante o carnaval

5-ESCRITORES E POETAS TALENTOSOS – Como todos sabem, o Nordeste é o berço de alguns dos mais importantes escritores brasileiros, entre os quais Jorge Amado, Ariano Suassuna, Luís da Câmara Cascudo, Gonçalves Dias, José de Alencar, Castro Alves, Aluísio Azevedo, João Cabral de Melo Neto, João Ubaldo Ribeiro, Raquel de Queiroz, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Ferreira Gullar, Jorge de Lima, Lêdo Ivo, Augusto dos Anjos, Josué Montello, Manuel Bandeira, Arthur Azevedo, Jorge de Lima, Graça Aranha, Nelson Rodrigues, José Louzeiro, Torquato Neto e Gilberto Freyre.

6-CULINÁRIA REGIONAL IRRESISTÍVEL – É impossível falar de Nordeste sem citar a sua culinária regional. Os baianos têm o acarajé e o bobó de camarão, os pernambucanos têm o bolo de rolo e o bolo Souza Leão e os cearenses têm o baião-de-dois. Isso sem esquecer delícias comuns a muitos estados como a tapioca, o cuscuz nordestino, o feijão-de-corda, o mungunzá, queijo de coalho, a carne de sol desfiada, a fritada de camarão e o sarapatel.

7-PATRIMÔNIOS DA HUMANIDADE – O Nordeste possui um patrimônio histórico rico e variado, de fortes coloniais a igrejas barrocas. Alguns foram reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. É o caso dos centros históricos de Salvador (BA), Olinda (PE) e São Luiz (MA), além da Praça de São Francisco, na cidade sergipana de São Cristóvão. O centro histórico de Salvador, só para citar um exemplo, compreende as ruas e monumentos arquitetônicos da época do Brasil colonial, como o chamado Pelourinho. Como primeira capital do Brasil, Salvador possui diversas ladeiras, becos e ruas com construções de influência portuguesa.

8-O MAIOR CAJUEIRO DO MUNDO – Com 8 500 metros quadrados de copa, o cajueiro de Pirangi, na região metropolitana de Natal, foi reconhecido pelo Guiness Book como o maior do mundo. Seu tamanho é equivalente a 70 cajueiros colocados lado a lado. A produção é de 60 mil a 80 mil cajus por safra. Mas há quem diga que o maior é na verdade o Cajueiro Rei, do Piauí, com 300 metros quadrados a mais que o do Rio Grande do Norte.

9-ALGUNS DOS MAIS IMPORTANTES SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DE TODO O BRASIL – O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, é a mais conhecida e mais importante área de preservação arqueológica do país. Possui uma impressionante concentração de sítios arqueológicos com pinturas rupestres e outros indícios do homem primitivo. Outro sítio importante encontra-se na cidade paraibana de Souza. O motivo: a alta incidência de pegadas de dinossauros. São encontradas nessa região do sertão pegadas de mais de 80 espécies de dinos.

10-MAIOR QUANTIDADE DE ILHAS DO LITORAL BRASILEIRO – O litoral do Maranhão possui a maior quantidade de ilhas de todo o litoral do Brasil. São Luís, a capital maranhense, está localizada numa ilha.

Fonte:maiscuriosidade.com.br
Foto acima: Laiine Gomes 
Salvador,Bahia Eu no Nordeste 

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Você no Blog Nordestinos Paulistanos
jornalista cidadão.
Envie textos
fotos,
vídeos
Cultura,história da cidade,causos,linguajar,poesia,cordéis e muito mais.

TV Nordestinos Paulistanos

Mais Acessadas